quarta-feira, 31 de março de 2010

Hoje por motivos alheios à minha vontade tive de me deslocar para o local de trabalho de transportes públicos e não estou muito feliz, diga-se. Vai ser um dia longo e doloroso, só de pensar que ainda tenho de enfrentar mais uma viagem.
E nos transportes públicos ouve-se muitas coisas e também se vê muitas coisas, mas ao ouvir uma senhora em pleno comboio em voz alta ao telemóvel a contar à pessoa com quem falava, que a filha tinha feito um "pierce no nariz cumájindianas" , lembrei-me de algumas palavras que não sei se existem, não sei sequer quem as inventou, mas são umas pérolas pelas quais nutro um especial carinho.


- Entoirida -
Como a palavra diz e dentro do contexto da conversa, é como se a pessoa fosse possuída por um "toiro", e esse touro é mau, faz investidas no ventre. Mais conhecido por cólicas, que por sua vez, são provocadas por gases.
Portanto o/a entoirido(a) é um individuo com flatulência interna grave. Não queiram estar perto quando o bicho sair dos curros.


- Empedernida - 
O "toiro" ficou embalsamado e é nesta palavra (que existe mesmo) que reside a verdadeira dor. A necessidade fisiológica n.º2 empederniu-se e agora é que vão ser elas.
Esta condição também pode levar ao "entoirida" e vice-versa.


- Saltou-me à boca -
Pasmem-se, porque eu também fiquei boquiaberta com esta frase e juro que tentei visualizar o acto para conseguir chegar ao sentido da frase. 
Saltar à boca é uma maneira peculiar para não chamar outra coisa do acto de beijar alguém, na boca. 
Revela um extremo nível de romantismo e é algo que qualquer pessoa como por exemplo, eu, anseia ouvir. "-Deixas-me saltar-te à boca, boneca?" , isto é uma boa causa de paralisia facial, não acham?


- Afectiva -
Não está relacionada com sentimentos, mas sim com o facto de alguém pertencer aos quadros de uma empresa. Por mais que a outra interveniente lhe dissesse "não é afectiva, é efectiva" a pessoa  em causa parecia não querer saber e nem estar interessada no raio da palavra. É afectiva na empresa e mais nada!
Ele há gente teimosa... chiça!


Sem comentários: